sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma tal de Hipertensão do Jaleco Branco...

Quem já ouviu falar de "Hipertensão do Jaleco Branco"? Também conhecida como "Hipertensão de Consultório", "Hipertensão do Avental Branco" ou "Síndrome do Jaleco Branco", etc... O fato é que as pessoas que apresentam tal síndrome (olha eu aqui 0/), devido ao "estress" e medo de estar em um consultório médico ou qualquer ambiente hospitalar, apresentam pressão arterial elevada, a qual fora dali retorna aos valores normais. Quando não diagnosticada corretamente, pode ser responsável pelo uso indevido de medicação anti-hipertensiva em alguns pacientes. Assim, quando há suspeita deste efeito, o médico deve solicitar o exame denominado MAPA "Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial", no qual um aparelho verifica a pressão do paciente durante 24h, enquanto executa as atividades normais do dia-a-dia.

Eu não só ouvi falar, como já li muuuuuuito a respeito, pois tenho esta tal Hipertensão do Jaleco Branco.


Vária vezes quando aferi minha pressão ela sempre foi 12x8, entretanto de uns 2 anos pra cá, devido a piora do meu quadro de Hipocondria, a minha pressão tem se alterado nos consultórios... Dava 14x8, 14x9, 14x10... sempre o médico me perguntava se estava nervosa... eu dizia que sim, pedia pra eu aguardar uns minutinhos e ela normalizava. A situação piorou quando eu estava em uma viagem e meio que pirei quando vi uma matéria na televisão sobre um artista que estava com câncer (falarei em breve sobre este episódio)... peguei um resfriado e fui na emergência achando que poderia estar no início de uma doença grave e blá blá blá (quem é hipocondríaco sabe bem o quanto sofrido é este blá blá blá). Quando cheguei no hospital ENLOUQUECI quando vi o aparelho de pressão, minhas pernas tremiam... ali, percebi o quanto a minha situação havia se agravado e que eu o quanto antes precisava de ajuda. Contei a minha história pro médico e ele muito bonzinho nem verificou a minha pressão, ufa, foi um alívio.
Já na minha cidade, precisava fazer a consulta de exames periódicos na empresa onde trabalho, mais uma vez foi uma tortura, e mais uma vez a pressão deu alterada. A médica sugeriu que eu procurasse um cardiologista, já que aquela situação me incomodava.
Fui ao cardiologista, a minha pressão deu 15X10, fiquei muito angustiada. Ele disse pra eu ficar tranquila, pois pelo o que eu estava reportando a ele estava claro que era hipertensão de consultório, que não poderia me passar remédio pois ao sair dali a minha pressão já estaria normal.
Fiz os tais exames e não é que deu tudo normal???? Gente, essas tal de hipertensão do jaleco branco existe mesmo. Mas sabe... sofro muito com isso. Semana que vem vou novamente ao cardiologista pois quero mais informações, saber o que eu posso fazer pra me curar disso, fico muito angustiada. Fico imaginando se cada vez que eu me preocupar, ou ficar ansiosa... será que a minha pressão não sobe??? E se eu tiver tendo picos de pressão diário e de repente ter um AVC... ai, angustias de uma hipocondríaca, pois segundo a minha médica o meu MAPA já mostrou que isso não ocorre no meu dia-a-dia.

A questão é que tooooda, vez que vou ao médico é uma angústia muito grande... e sofro tanto com isso, como eu não consigo controlar o meu corpo? Como pode o meu psicológico mexer tanto assim comigo? E quando eu engravidar, será que isso me tará problemas? Se a minha pressão subir muito no parto pelo nervosismo e eu morrer??? Ai gente, como doi... o que menos quero é ficar pensando essas coisas! Mas quando eu vejo, eu já pensei :(

Alguém mais aqui sofre com isso? Compartilha com a gente!!!

PAZ!

A Hipocondríaca.



3 comentários:

  1. Força com o blog, está muito bom!

    ResponderExcluir
  2. tambem ja sofri com isso ainda hoje sofro com isso mas acho melhor acalma-se sabe oque é bom da vida curtir ,curtir e tentar sempre ser racional a cada instante e esqueçer os problemas e se puder procurar um psicologo que ajuda muito em relação a questaoão associada e ficar bem tranquila.... um abraço meu facebook é Guiga.36@hotmail.com caso queira conversar um abraço !!!

    ResponderExcluir
  3. Já passei e passo por isso, nós sabemos que é besteira e continuamos a pensar que estamos doentes. Não sei o que acontece, mas parece que a nossa mente nos deixa escravos dela e é ela quem dita as ordens. Ocupamos o tempo todo ruminando estas ideias negativas. Sempre que vou ao médico e tenho que medir pressão já me bate aquele medo, comento com as pessoas e elas falam "que bobagem!", ai penso "será que sou louco, pq só eu tenho isso?". Já tive síndrome do pânico e depois disso fiquei totalmente preocupado com doença, principalmente com pressão alta, lógico que desnecessariamente pois não tenho isso. Acredito que a regressão possa ajudar muito neste caso, mas ainda não procurei este tipo de ajuda. A filosofia do budismo tb eu acho muito interessante e acho que ajuda tb, a meditação tb é importante. Muito bom o seu blog, espero que tenha se curado. Abraços.

    ResponderExcluir

Suas perguntas, dicas, sugestões ou simplesmente seu depoimento são muito importantes! Afinal, a idéia deste blog é compartilhar-mos nossos sofrimentos e ansiedades para nos ajudar.

Conto com vocês!!!!